Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
search
Política

Sperafico defende o agronegócio na C.Vale e alerta para "momento difícil" do setor no Brasil

Sperafico não poupou críticas ao governo Lula, afirmando que o Executivo trabalha contra os interesses do agronegócio.

W

Por Walas Lima

07 Feb, 202617:42

Fonte: Assessoria

2 min de leitura
Sperafico defende o agronegócio na C.Vale e alerta para "momento difícil" do setor no Brasil
WhatsApp Image 2026-02-07 at 17.33.35.jpeg
Compartilhar

O deputado federal Dilceu Sperafico foi uma das vozes de destaque na Assembleia da C.Vale, realizada na Asfuca, em Palotina. Em sua fala aos associados, o parlamentar, que foi fundador da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e presidente da Comissão de Agricultura na Câmara, traçou um paralelo entre a crise de falência que o setor viveu nos anos 90 e o cenário político atual.


"Lá atrás, era vergonhoso dizer que era agricultor. Parecia que éramos cidadãos de segunda categoria. Lutamos pela securitização, pelo PESA e pelo RECOOP, que salvou muitas cooperativas da extinção", relembrou o deputado, destacando que a união dos "agrodeputados" foi o que garantiu a sobrevivência das propriedades rurais naquela época.


CRÍTICAS AO GOVERNO LULA

Sperafico não poupou críticas ao governo Lula, afirmando que o Executivo trabalha contra os interesses do agronegócio. Ele convocou os produtores para uma mobilização nos próximos dias, visando a derrubada de vetos presidenciais no Congresso.


"Estamos vivendo um momento em que o presidente vetou a regularização de propriedades em faixa de fronteira, vetou recursos para o seguro agrícola e o marco temporal. São ações contra tudo o que pensamos ser bom para o agronegócio brasileiro", pontuou o parlamentar.


REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA E INFRAESTRUTURA REGIONAL 

Um dos pontos mais enfáticos do discurso de Sperafico foi o alerta sobre a perda de representatividade política do Oeste e Extremo Oeste do Paraná. Ele lamentou que cidades como Marechal Cândido Rondon e Guaíra não possuam mais representantes diretos e que a microrregião tenha perdido espaço tanto na Assembleia Legislativa quanto na União.


"Eu só aceitei o desafio de continuar porque, do contrário, nossa região ficaria sem nenhum deputado federal. Se não tivermos representação, as coisas não acontecem", afirmou. Ele citou a urgência de obras de infraestrutura, como a duplicação das rodovias que ligam Toledo a Palotina e a Umuarama, ressaltando que, embora o governo estadual tenha reconhecido a força da produção local, a pressão política em Brasília é indispensável.


COMPROMISSO COM O ATO COOPERATIVO 

O deputado celebrou uma vitória recente na Reforma Tributária: a inclusão do "ato cooperativo" no texto aprovado, uma demanda de mais de 20 anos, que finalmente avançou. Sperafico reafirmou seu compromisso de 32 anos de vida pública com a Comissão de Agricultura, colocando-se à disposição dos associados e moradores do Oeste. "Eu sou agricultor, vivo disso e é o que eu entendo e defendo", finalizou.


#Economia #Senado #ReformaTributária
W

Sobre Walas Lima

Jornalista da redacao do I3.News.

Recomendadas

Comentarios (0)

Nenhum comentario aprovado ainda. Seja o primeiro a comentar.