Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
search
Geral

Governo lança aplicativo com aulas gratuitas para CNH

Alunos poderão fazer curso teórico gratuitamente e para teste prático será preciso pelo menos duas aulas em autoescola ou com instrutor autônomo.

W

Por Walas Lima

09 Dec, 202515:10

Fonte: Ric Mais

2 min de leitura
Governo lança aplicativo com aulas gratuitas para CNH
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar

O governo federal lançou nesta terça-feira (9) as novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o aplicativo com aulas gratuitas. A principal mudança é o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas. Com isso, a previsão é que os custos para a conclusão do processo de emissão da carteira sejam reduzidos.


Usuário com a CNH digitial na tela do celular

Novas regas para CNH entram em vigor nesta terça-feira (9) (Foto: Marcelo Camargo Jr/ Agência Brasil)


O aplicativo, lançado nesta terça (9), contará com aulas do curso teórico. Os alunos deverão acompanhar as aulas e apresentar o certificado de conclusão no Detran, para seguir com o processo. Todo o conteúdo disponível no aplicativo é gratuito.


Com o certificado do curso teórico, o aluno estará apto para realizar a biometria e foto, além de realizar a prova teórica. Em caso de aprovação, o candidato inicia o processo prático, sendo necessário pelo menos duas aulas práticas com uma autoescola ou com um instrutor autônomo. No formato anterior, eram exigidas no mínimo 20 aulas práticas.


Caso o aluno seja reprovado, não será cobrada uma nova taxa para o segundo teste. Além disso, não há mais um prazo para conclusão do processo de habilitação – antes era de um ano.


As novas regras da CNH também estipulam uma renovação automática e sem custos para os habilitados considerados “bons condutores”. Para ser considerado um bom motorista, o indivíduo não pode ter nenhuma infração na carteira.


#Economia #Senado #ReformaTributária
W

Sobre Walas Lima

Jornalista da redacao do I3.News.

Recomendadas

Comentarios (0)

Nenhum comentario aprovado ainda. Seja o primeiro a comentar.